
Empresário, você deve se preocupar com o eSocial?
Por que donos de MEI, Pequenas e Médias empresas também precisam estar por dentro das novas regras do eSocial?
É bastante comum, entre os profissionais do Departamento Pessoal, ouvir questionamentos sobre as exigências do eSocial.
Se você é um pequeno ou médio empresário, talvez ainda esteja na etapa do:
“Mas o que é, afinal, o eSocial, por que devo me preocupar com isso?”
O mais importante a saber é que: Se você não se preocupar com eSocial, você será MULTADO pela Receita!
E essas multas estão cada vez mais pesadas!
Afinal, o que é o eSocial?
O eSocial é o Sistema de Escrituração Digital das Obrigações Fiscais, Previdenciárias e Trabalhista.
Em outras palavras, é um único canal onde os entes participantes (Receita Federal do Brasil, Ministério do Trabalho e Emprego, INSS, Caixa Econômica Federal) terão acesso a todos os dados dos empregadores (sejam Pessoas Jurídicas ou Pessoas Físicas), de seus colaboradores e de toda relação de trabalho, isto é, tudo que acontece ao longo do vínculo empregatício entre você e seus funcionários.
O eSocial traz mudanças na legislação na minha empresa?
O eSocial não modifica nenhuma legislação trabalhista ou previdenciária, ou seja, não se preocupe em ter que cumprir nenhuma nova exigência para com seus colaboradores.
Mas você precisa estar atento, porque apesar de não mudar a legislação, o eSocial exige de forma muito eficiente que o que já está previsto em lei atualmente seja cumprido.
Sua empresa precisa se preparar e implantar o eSocial corretamente ou as multas podem acabar com a sua saúde financeira. – Diz Luiz Suaid, diretor da GL Suaid
A GL Suaid é uma empresa especializada em implatação do eSocial, atuando desde o início.
Antes mesmo que o eSocial se tornasse obrigatório, a GL Suaid já tinha estudado, se capacitado e treinado seu time para as mudanças. Consulte um especialista para ter ajuda na sua empresa.
“O que acontecia antes do eSocial é que a única forma de garantir que uma empresa estaria cumprindo com suas obrigações, seria por uma fiscalização presencial, que muitas vezes acontecia apenas após alguma denúncia ao Ministério do Trabalho.” – Revela Luiz.
TUDO que ocorrer deverá ser informado em tempo real e ONLINE. Dessa forma, os órgãos participantes (citados acima) têm conhecimento do que decorre na empresa.
Um exemplo bem comum que certamente levará muitas empresas a serem multadas é o caso da admissão de novos colaboradores.
É bem comum o colaborador começar a trabalhar, mas ter seu registro feito posteriormente dentro do mês e pior, com data retroativa!
Porém, conforme a legislação atual, a empresa não pode manter empregados não registrados sob pena de multa.
A partir do eSocial, a empresa deverá enviar o evento do registro do colaborador até um dia antes da data de sua admissão, caso contrário, estará sujeito a autuações que podem levar até 5 anos para serem emitidas.
Ou seja, tudo que acontece dentro da sua empresa, pode ser penalizado pela Receita Federal num prazo de 5 anos!
Assim, o sistema do eSocial terá a informação da data de admissão e da data que o evento foi enviado. Caso a data de envio seja posterior a da admissão, a empresa estará sujeita à multa, pois o Ministério do Trabalho entende que o colaborador começou sua atividade laboral sem estar registrado, o que é proibido por lei!
O que muda na rotina da minha empresa com o eSocial?
O mesmo se dá com muitos questionamentos dos profissionais da área do DP: “o eSocial obriga fechamento de ponto de 1 a 31”? “Com o eSocial, o IRRF deve ser informado por Regime de Caixa ou Competência?” Essas questões já estão previstas na legislação e não mudam com o eSocial.
O que foi citado acima é apenas a ponta do iceberg da complexidade que envolve as novas regras vindas com o eSocial.
Por isso, a dica que fica é: Tenha ao seu lado alguém competente, qualificado e que tenha estudado a fundo todas as mudanças exigidas pelo eSocial.
O profissional responsável pelo envio das informações ao sistema deve ter pleno domínio dos leiautes, prazos, regras e declarações do sistema, para isso deve-se estudar a fundo a Legislação Trabalhista e Previdenciária para entender o que e como devem ser enviadas as informações ao eSocial, evitando possíveis multas e autuações que chegam a casa dos milhares de reais.
Por isso se você é dono de empresa e ainda não está por dentro das novas regras trabalhistas, a melhor opção é contratar uma empresa especializada na implantação do eSocial e a GL SUAID pode te ajudar com isso!
Mesmo que você possua um departamento pessoal na sua empresa, mesmo que tenha uma área contábil exclusiva é bem provável que eles não estejam ainda preparados para essa transição, afinal o eSocial é novo e são pouquíssimos profissionais no Brasil capacitados para tal.
Como fazer a implantação do eSocial na minha empresa?
Na hora de implantar o sistema tome bastante cuidado com quem você está destinando essa tarefa, certifique-se de essa pessoa sabe realmente o que está fazendo e não perca o prazo, pois a saúde da sua empresa depende disso.
A GL SUAID é a sua garantia de uma implantação segura e eficiente!
Agende uma reunião agora, clicando aqui ou preencha o formulário para que um dos nossos especialistas possa te ajudar!